Sony anuncia smartphone à prova d’água e com TV digital

Foto: Divulgação
Aparelho chega ao Brasil em outubro

A Sony Mobile apresentou nesta quarta, na coletiva de imprensa na IFA, em Berlim, o Xperia Z1, smartphone à prova d’água e TV digital. O Xperia Z1 conta com processador Qualcomm Snapdragon 800 quad-core 2.2 GHz – com as tecnologias 4G, NFC e a função “um toque” Sony, e uma bateria de 3.000 mAh no modo de bateria STAMINA, que desliga automaticamente as funções do aparelho para economizar energia quando não utilizadas e as reinicia quando necessário. A frente e o verso são feitos de vidro temperado envolvidos por uma estrutura única de metal. Outro destaque é a câmera. Com Lente G Sony, um amplo sensor “Exmor RS” de tamanho 1/2.3” de alta definição de 20.7MP, e o processador BIONZ para smartphone, o aparelho traz o conjunto inédito de aplicativos de câmera inteligente – Smart Social Camera.

Aqui no Brasil, o aparelho chega em outubro. E segundo o presidente da Sony Mobile no Brasil, Ricardo Junqueira, o País está cada vez mais no foco da empresa. “Estamos cada vez mais incorporando toda gama de tecnologia Sony dentro de nossos smartphones, sobretudo no Brasil. A Sony é top of mind em câmeras digitais no País, além de ser reconhecida pela qualidade e excelência em todos os seus lançamentos, desde sempre. O país é o core market da empresa e vamos cada vez mais nos posicionar no mercado mobile nacional com essa expertise”, adianta.

Conheças as principais características de Xperia Z1:

• Câmera de 20.7 megapixels

• Smartphone à prova d’água e resistente à poeira – com certificados IP55 e IP58. Permite ficar até 30 minutos na profundidade de 1,5m.

• TV Digital – permite gravar, bem como agendar a gravação do seu programa predileto.

• Smart Social Camera – conjunto de aplicativos presentes no menu da câmera que possibilita diversas funcionalidades e recursos

• Tela TRILUMINOS

• ClearAudio+ – que otimiza a experiência de áudio sem a necessidade de ajustar configurações individuais.

Fonte: http://www.correiodoestado.com.br

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Conheça as novidades que os associados do Fórum STBD apresentaram no Broadcast & Cable e Congresso SET

Maior evento de radiodifusão da América Latina, o Broadcast & Cable e Congresso SET levou mais de 200 expositores ao Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, entre os dias 20 e 22 de agosto. Dentre eles, nove associados do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital mostraram suas novidades e lançamentos no setor: ShowCase Pro, TQTVD, Screen Service, Tecsys, EiTV, Hitachi Kokusai Linear, STB, WiMobilis, Rohde & Schwarz.

A ShowCase Pro apresentou o ENC27, novo codificador de comunicação externa que permite a comunicação em tempo real, durante transmissões ao vivo, entre estúdio e campo (equipamentos de externa), usando o próprio sinal ISDB-T e o Sistema de Censura e Monitoração XDA13. O ENC27 faz também a gravação da programação da emissora (incluindo os fluxos de áudio e vídeo, legendas ocultas, dados e guia eletrônico de programação através do sinal DVB-ASI ou sinal do ar). Possui os recursos de Closed Caption, Audiodescrição e Avatar para Libras que possibilitam acessibilidade a pessoas com necessidades especiais.

A Tecsys mostrou, em seu estande, soluções para garantia de interoperabilidade entre redes do tipo SFN (Sistemas de Frequência Única), que permitem integrar diferentes redes de transmissão, simplificando a migração das emissoras de televisão brasileiras para o padrão de TV digital terrestre (ISDB-TB). Essas soluções tornam possível a operação em feed único via satélite (uplink e downlink), promovendo redução e otimização de banda contratada.

Também foram apresentados no evento o Conversor de Mídia Digital TS 8300 – uma evolução do modelo TS 8200 – capaz de realizar conversões de sinais digitais de diversas fontes (satélite, cabo, terrestre, IP) para múltiplas saídas (ASI, SDI, RF, HDMI, IP streaming, entre outras) e o transcoder de alta densidade para aplicações em OTT, IPTV e qualquer aplicação onde conteúdos necessitem de transcodificação em diferentes formatos, taxas e resoluções.

O principal produto apresentado pela TQTVD foi o middleware AstroTV, agora com novo módulo, o Push VoD, que consegue armazenar, na memória do receptor, o conteúdo multimídia transmitido pelo sinal de TV digital. O recurso possibilita ao telespectador visualizar o conteúdo sempre que desejar, sem necessidade de conexão a internet. Quem passou pelo estande pôde conhecer um cenário real dessa nova funcionalidade em uma aplicação Ginga. Também foi demonstrando o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo para Segunda Tela, que permite ao radiodifusor administrar os dados e conteúdos multimídia enviados aos telespectadores para serem visualizados em tablets e smartphones.

Dentre os equipamentos e soluções voltados para alta performance de sinal digital apresentados pela EiTV destaca-se o EiTV Remux Datacaster, capaz de fazer a remultiplexação do sinal e inserir closed caption, aplicações Ginga e EPG. Com ele, as exigências da norma ISDB-Tb ficam acessíveis também para emissoras de pequeno porte, viabilizando projetos de digitalização do sinal de TV pelo menor custo possível.

Já a WiMobilis lançou o WM-ProDigital, um sistema para transmissão e recepção de áudio para jornalismo e coordenação de link que dispensa espectro adicional, já que a transmissão do estúdio ao site de tomada externa é feita pela própria radiodifusão do ISDB-T. O WM-Pro Digital permite a transmissão de até dois canais de áudio independentes e apresenta display para gerenciamento de configurações de fácil utilização.

Fonte: Site oficial da TV Digital

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Televisão digital a mil…

Michal Zacharzewski/SXC

As regras para o processo de digitalização da televisão no País sofrerão alterações. Um decreto com as modificações na norma de 2006, que trata da implantação da TV digital, foi publicado nessa terça-feira (30), com o objetivo de acelerar o processo em todo o Brasil.
O documento estabelece um novo cronograma para o desligamento do sinal analógico. Antes previsto para ocorrer de uma só vez em todas as cidades, em 2016, agora será antecipado para 2015, nas regiões metropolitanas e maiores cidades do País. Assim, será possível destinar parte da faixa de frequência de 700 MHz – atualmente ocupada por canais de televisão analógica – para disponibilizar acesso à internet de alta velocidade. Em outras regiões, o desligamento ocorrerá paulatinamente, até 2018.
O padrão de televisão digital adotado no País é o nipo-brasileiro, que proporciona maior qualidade da imagem e do som, além de possibilitar a interatividade com o telespectador e acesso por dispositivos móveis, como celulares, tablets e aparelhos GPS.

Acesso irrestrito
De acordo com o secretário-executivo interino do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, a principal meta do Plano de Desligamento da Televisão Analógica no Brasil, realizado pelo grupo de trabalho formado por representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel, foi garantir que a população não perca o acesso a este meio de comunicação.
“Para desligar o sinal analógico, é preciso garantir que todos tenham acesso à TV digital. Queremos garantir que ninguém no Brasil fique um dia sequer sem poder assistir TV”, afirmou Lins, antecipando que o governo estuda a melhor forma de oferecer subsídio para a população de baixa renda poder comprar conversores ou aparelhos digitais.
Com as alterações no cronograma de transição da transmissão analógica para a digital, somente serão concedidas novas outorgas em tecnologia analógica de televisão até 31 de agosto de 2013. Para retransmissão de televisão, em até três anos antes da data de desligamento prevista em cronograma a ser publicado pelo Ministério.

Outras mudanças
O decreto promove também a flexibilização da transmissão simultânea dos sinais analógico e digital, atualmente obrigatória para todas as emissoras. Com isso, quando não for possível disponibilizar outro canal para irradiação da mesma programação em tecnologia digital, o ministério poderá permitir que a emissora funcione em tecnologia analógica até a data prevista para o seu desligamento.
A nova regra determina ainda algumas alterações com o objetivo de simplificar procedimentos existentes. Desse modo, não é mais necessária autorização prévia do Ministério das Comunicações para utilização de denominação fantasia, assim como não é mais necessário que a licença de funcionamento seja afixada em lugar visível na sala dos transmissores da estação.
Para as emissoras de radiodifusão comunitária, não será mais necessário solicitar expedição de licença de funcionamento da estação, já que a legislação prevê que elas poderão entrar em funcionamento se o Congresso não se manifestar em até 90 dias sobre a sua outorga.

TV Digital
O Sistema Brasileiro de Televisão Digital é aberto, livre e gratuito e permite a transmissão de conteúdo de altíssima qualidade em termos de imagem e som, tanto para dispositivos fixos e móveis. A primeira transmissão da TV Digital no Brasil ocorreu em São Paulo, no dia 2 de dezembro de 2007, mas essa história começou bem antes.

Em 1999, a Agência Nacional de Telecomunicações deu início ao processo de avaliação técnica e econômica para a tomada de decisão quanto ao padrão de transmissão digital a ser aplicado no Brasil. Após estudos conduzidos juntamente com universidades e emissoras de televisão, o sistema escolhido foi o ISDB-TB, desenvolvido com base no sistema japonês Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial (ISDB-T).

Fontes:
Ministério das Comunicações
Com informações do Portal Planalto

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Atividades do LITVd

As atividades do LITVd consistem em procurar métodos de conhecimento para os cidadãos, por meio desta tecnologia emergente que está ainda em desenvolvimento, que é a televisão digital. Onde busca envolver os professores e alunos da área de TI, alunos da pedagogia, educação e também comunicação social… E buscam trazer novas possibilidades de pesquisa em vários campos, e tudo isso envolvendo o assunto da inclusão digital.

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Atualização

Atividades da televisão Digital no ano de 2013:
Passado um ano desde a última vez em que foi atualizado, seguindo as atividades em televisão digital no GEPID… Foram inseridos novos membros no grupo, que são: Eduardo Saute, Henry Saute Glock, e Lucas Rodrigues. Temos estudado as linguagens NCL-Lua, e feito manutenções para o Mauricio, em algumas aplicações e também tentando desenvolver uma aplicação simples para testes. Também temos realizado testes com o sinal, e encontramos alguns problemas em relação ao transmissor, reenviamos ele mais de uma vez, e pedimos um novo para o fabricante… Também realizamos algumas palestras para turmas de publicidade e propaganda e jornalismo da upf, e para algumas escolas publicas de Carazinho.
Logo traremos mais novidades para este site…aguardem!

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Criação do site!

Criado um site para nosso Grupo de Pesquisa TV Digital da Universidade de Passo Fundo, coordenado pelo professor Adriano Canabarro Teixeira. Aqui você poderá acompanhar nossas atividades, dentre outras curiosidades e desenvolvimentos em nossa pesquisa.

Aguardem!

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário