SENID - Seminário Nacional de Inclusão Digital

Notícias SENID

SME de Passo Fundo subsidiará 50% das inscrições dos professores da rede municipal

Posted on: janeiro 22nd, 2013 by admin No Comments

Procergs é apoiadora do Senid 2013!

Posted on: janeiro 9th, 2013 by admin No Comments

O Seminário Nacional de Inclusão Digital 2013, cujo tema será “Por uma cultura hacker na educação” conta com novo apoiador: a Companhia de processamento de Dados do Rio Grande do Sul.

.

A PROCERGS é uma empresa de economia mista, que iniciou suas atividades em 28 de Dezembro de 1972 como órgão executor da política de informática do Estado. A PROCERGS é a maior empresa de informática do Rio Grande do Sul e processa diariamente milhões de transações vitais para o bom funcionamento do serviço público e o atendimento à comunidade, afetando a vida de milhões de gaúchos.

.

Tal parceria nasce do contato iniciado no 1º Seminário Nacional de Inclusão Digital, em abril de 2012, e fortalece-se com o contato existente entre a companhia e o Grupo do Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital. Segundo o prof. Adriano Teixeira, pesquisador do Gepid, existe um processo crescente de colaboração se consolidando a partir dos 10 telecentros instalados na Leão XIII em Passo Fundo.
.
Durante o Senid, uma equipe da PROCERGS estará presente apresentando seus produtos como o InfoVia RS, Expresso, Gabinete Digital, o Programa de Responsabilidade Socioambiental (RSA)Projeto Pescar e RecomeçarVeja a notícia no portal da PROCERGS 
.
O prof. Marco Antônio Sandini Trentin,  líder do Gepid, informa que também existem parcerias em construção envolvendo cursos de informática na área de redes e a melhoria de conexão de internet no município e região. Trentin destaca que esta proximidade ajuda a consolidar o papel transformador da Universidade de Passo Fundo em sua dimensão comunitária e que, como tal, deve possuir intersecções com o setor púbico e com a iniciativa privada. A expectativa é que em 2013 vários projetos sejam executados.
.

Ação preparatória ao Senid 2013!

Posted on: dezembro 22nd, 2012 by admin No Comments
Notícia veiculada no site da UPF [veja]
.::.

Desenvolvido pelo Ministério da Educação do Governo Federal, o Programa Um Computador por Aluno (Prouca) distribui gratuitamente laptops para estudantes de escolas públicas de todo o país. Os equipamentos não possuem aplicativos e softwares, por isso, nesta sexta-feira (21/12) a equipe do Grupo de Pesquisa em Inclusão Digital da Universidade de Passo Fundo (Gepid/UPF) realizou a instalação de softwares educativos nos computadores da Escola Municipal Caminhos do Aprender, do município de Fagundes Varela.

.::.

De acordo com o professor Adriano Canabarro Teixeira, coordenador do Gepid, o governo compra os computadores em grande escala, com o objetivo de que cada aluno das escolas públicas tenha um laptop à disposição para as atividades pedagógicas. Teixeira destaca que essa remessa de equipamentos chegou para as escolas sem nenhum software instalado, permitindo que a UPF pudesse propor a parceria. “Através de um grupo de softwares livres foi organizada a distribuição de um pacote de softwares educacionais. Com a instalação nestes 50 computadores, estamos também nos preparando para o Seminário Nacional de Inclusão Digital que acontece em abril de 2013”, ressaltou.

.::.

Cada instalação leva em média 45 minutos e, segundo Teixeira, a ideia é atender outros municípios ao longo do ano de 2013. No Rio Grande do Sul, o programa já beneficiou 24 escolas e mais de seis mil alunos.
.::.
 
Fotos: Caroline Simor
Fonte: Assessoria de imprensa UPF 

Campeonato de Frozen Bubble tem nova dinâmica este ano

Posted on: dezembro 3rd, 2012 by admin No Comments

O Campeonato de Frozen Bubble, atividade preparatória ao 2º Seminário Nacional de Inclusão Digital [http://senid.upf.br], tem uma nova dinâmica nesta edição. O objetivo do campeonato é criar um espaço de observação da dinâmica dos jogos vivenciada pelas crianças da sociedade em rede.

 

A partir de seletivas em realização nas escolas durante o 2º semestre de 2012, cada escola será representada por 2 alunos na final do campeonato a ser realizada no dia 10/04/2013 durante a programação do Senid. No ano passado as seletivas foram realizadas com acompanhamento de integrantes da equipe de organização do evento. Este ano, a dinâmica das seletivas sofreu algumas mudanças espontâneas uma vez que cada escola é responsável por realizar a sua própria seletiva interna, observando as regras do campeonato, a saber: São disponibilizados 5 minutos de treino para aquecimento dos jogadores e logo em seguida 20 minutos de disputa, os dois alunos que estiverem no nível mais alto estarão selecionados para a final durante o Senid em abril de 2013. No caso de empate, os alunos jogam novamente, com período de 10 minutos.

 

Neste ano, 23 Escola Municipais e 10 Estaduais estão participando do campeonato, mobilizando mais de 600 crianças entre 8 e 12 anos de idade. Segundo o coordenador do Senid, professor Adriano Canabarro Teixeira, dois fatos merecem destaque nesta edição: A realização de seletivas de forma autônoma pelas escolas e a participação da rede estadual de ensino.

 

O fato de cada escola realizar suas seletivas sem a necessidade de auxílio da equipe da UPF demonstra claramente que além da mobilização dos alunos em torno do campeonato a dinâmica abriu novas possibilidades de utilização dos laboratórios de informática nas escolas. É importante destacar que esta dinâmica só se concretizou pela parceria e competência demonstrada e desenvolvida pelos professores das escolas que mobilizaram os alunos, organizaram e realizaram as seletivas.

 

Por fim, a participação das escolas da rede estadual de ensino representa um avanço significativo na abrangência do Senid e das ações do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital.

 

Para o próximo ano, além do campeonato de Frozen Bubble para crianças de 8 a 12 anos, o Gepid estará realizando no primeiro semestre de 2013 o 1º Campeonato de Programação de Computadores para crianças de 13 a 15 e, no segundo semestre, o 1º Campeonato Municipal de Robótica Educativa Livre com alunos do ensino médio.

Pesquisadores do Gepid divulgam o Senid 2013 no Cbie 2012!

Posted on: novembro 30th, 2012 by admin No Comments

No período de 26 a 30 de abril de 2012 ocorreu o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2012) que abrigou entre outros eventos o 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e 18º Workshop de Informática na Escola (WIE), com o tema “Tecnologias da Informação e a Integração da Academia, Escolas, Governo e Empresas para uma Educação Sustentável”, no período de 26 a 30  de novembro de 2012, na UFRJ, Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ.

Na oportunidade, além da divulgação do Senid entre os 700 inscritos no CBIE, pesquisadores do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital – Gepid – participaram do Painel de Grupos de Pesquisa em informática na Educação – PGPIE -, evento transversal ao CBIE2012 e do lançamento do livro “Projeto Um Computador por Aluno: Pesquisas e Perspectivas”.

Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira (UPF) e Prof. Dr. Paulo Gyleno Cysneiros (UFPE)

Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira (UPF) e Prof. Dr. Paulo Gyleno Cysneiros (UFPE)

… 

O objetivo do PGPIE foi aumentar a visibilidade dos GRUPOS DE PESQUISA (e Desenvolvimento) em Informática na Educação no Brasil – também incluindo outros países parceiros. Foram selecionados 27 grupos de pesquisa na área de Informática educativa dentre os grupos brasileiros.

 …

Painel dos Grupos de Pesquisa em Informática na Educação

Gepid participa do PGPIE 2012!

Clique aqui e conheça os demais grupos selecionados!

 …

O livro “Projeto Um Computador por Aluno: Pesquisas e Perspectivas” apresenta 24 projetos em desenvolvimento no âmbito do Edital CNPq/Capes/SEED-MEC nº 76/2010, no qual o Gepid tem um projeto aprovado e, portanto, participa do livro com um artigo publicado. É possível ter acesso ao livro através do link http://www.nce.ufrj.br/ginape/livro-prouca/LivroPROUCA.pdf.

 …

O livro também será lançado no Senid 2013!

Traga sua turma para conhecer o espaço games no Senid 2012!

Posted on: abril 3rd, 2012 by admin No Comments

O Seminário Nacional de Inclusão Digital criou um espaço privilegiado de exploração de recursos tecnológicos e inovadores para educação. Trata-se do ESPAÇO GAMES, que ficará localizado na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo. Seu objetivo é possibilitar o contato com diferentes tecnologias educacionais, incluindo games, distribuições linux e robótica educacional.
Assim, caso seja de seu interesse, podes agendar a vinda de sua turma para conhecer e explorar este espaço. Os agendamentos devem ser feitos pelo e-mail magali.ziger@gmail.com ou isi.telles@gmail.com.
Aguardamos você e sua turma no Seminário Nacional de Inclusão Digital!

 

Comissão Organizadora.

 

 

Está disponível o cronograma preliminar das apresentações!

Posted on: abril 2nd, 2012 by admin No Comments

Prezados autores!

 

O cronograma preliminar das apresentações e oficinas já está disponível!

 

Em caso de dúvidas, fazer contato com rabello@upf.br

 

Confira o cronograma da apresentação de trabalhos aqui!
[http://usuarios.upf.br/~teixeira/deposito/distsalas.pdf]

Confira o cronograma das oficinas aqui!
[http://usuarios.upf.br/~teixeira/deposito/Progoficinas.pdf]

 

Bem vindos à Passo Fundo

Posted on: abril 2nd, 2012 by admin No Comments

A coordenação quer registrar a mobilização que está ocorrendo em torno da vinda de pesquisadores para Passo Fundo!

Aproveitamos para informar que em http://senid.upf.br/?page_id=70 temos informações importantes para quem está vindo à nossa cidade pela primeira vez e que temos uma agência de viagens oficial do evento disponível para prestar todo o auxílio necessário para os participantes do Senid 2012!

 

Ilha Viagens e Turismo
R. Gen Canabarro – 100 sl 01
+55 54.3045-2700
ilhatur@ilhatur.tur.br

 

Um grande abraço e aguardamos a presença de todos na cidade mais gaúcha do Rio Grande do Sul.

Mais três importantes confirmações de presença no Senid 2012 ajudam a consolidar a UPF como referência na área de Inclusão Digital.

Posted on: março 29th, 2012 by admin No Comments

Mais três importantes confirmações de presença no Senid 2012 ajudam a consolidar a UPF como referência na área de Inclusão Digital.

 

Gerson da Silva Barrey, diretor de Inclusão Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que tem entre seus objetivos colocar em pauta a discussão de políticas públicas da Inclusão Digital;

 

Fabricio Solagna, Coordenador Executivo do Gabinete Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, espaço que se consolida como um canal direto da população com o governo gaúcho;

 

Grupo de Robótica Livre que propõe o uso de softwares livres (Linux e seus aplicativos) como base para a programação, e utiliza-se da sucata de equipamentos eletroeletrônicos e outros tipos de lixo, para a construção de kits alternativos de robótica pedagógica (kits construídos de acordo com a realidade social de cada escola) e protótipos de artefatos tecnológicos (robôs, braços mecânicos, elevadores…)

 

Participe! Divulgue! Contribua! Compartilhe!

O Senid é um evento feito a muitas mãos!

Posted on: março 27th, 2012 by admin 1 Comment

Eventos científicos demandam a participação de inúmeras pessoas e instituições. Veja quem está envolvido com o Senid!

Realização: Universidade de Passo Fundo e Prefeitura Municipal de Passo Fundo

Apoio: Curso de Ciência da Computação UPF, Programa de Pós-Graduação em Educação UPF, Institutos Federais de Sertão e Passo Fundo, Centro de Formação de Professores da UFRGS, Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias da UFBA e Revista Espírito Livre

Fomento: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Pólo Sul de Exportação de Software, e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

Organização: Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid), Projetos Mutirão pela Inclusão Digital e Kit Escola Livre

Patrocinadores: Google, Cursos Permanentes, Digipampa, Compasso, KLM, DAInfo e DCE

Assim se faz inclusão Digital!

Patrocinadores:

Petabyte

Digipampa

Terabyte

MV
DCE

Gigabyte

KLM

Megabyte

Dainfo
  • Polosul

  • Vinícius Cenci