GINCANA VIRTUAL SÓ PODIA SER NO #Senid2018

Você já ouviu falar de uma gincana virtual? Esta foi uma das oficinas que o 5º Senid contemplou nesta manhã (09), no último dia do evento. A professora Rosangela Silveira Garcia explicou para os participantes sobre a importância de fazer atividades diferenciadas em sala de aula. “As aulas não precisam ser apenas presenciais, no modo tradicional, podem ser distintas, com atividades que atraiam os alunos”.

Atividades como a Gincana virtual promovem a interação entre alunos e professores, fazem parte de uma criação de atividade pedagógica e auxiliam na produção das tarefas e organização. A questão lúdica também está presente conforme o modo de ensino, como nesta gincana, em que foi utilizado o Facebook. “É um grande atrativo, os alunos vão ter que ajudar a resolver os conflitos que surgem entre os grupos, vão ter que aprender a escutar o colega e vão ser cobrados pela sua participação mais ativa”, relata a professora.

“Hoje nós trouxemos a gincana virtual pelo Facebook, mas pode-se usar um grupo no whatsapp, o google drive, um grupo do google, até espaços que já são feitos para as escolas”. Rosangela ainda destacou que a gincana pode ser tanto para professores que tem alunos a distância, como pode ser desenvolvida em paralelo a sala de aula.

A gincana não tem apenas atividades teóricas, mas também atividades práticas, atividades que exigem competências de atitude, como de liderança, de organização, e muitas outras coisas que são importantes os alunos desenvolverem e com as atividades mais atrativas fica mais fácil de desenvolver.

Eloisa Barbosa para SENID 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>