Educação em tempos de conexão, abundância e compartilhamento

IMG_0015

 

A terceira edição do Seminário Nacional de Inclusão Digital teve sua abertura oficial na noite dessa segunda-feira com a exploração do tema escolhido: Educação em tempos de conexão, abundância e compartilhamento. A palestra da noite foi ministrada pela Profa. Dra. Maria Helena Bonilla, coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia e líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologia.

Focando nas novas alternativas tecnológicas para a educação, a professora comentou sobre as transformações que o século XXI trouxe consigo. “Muito mudou no século XXI. Todos aqui tem um dispositivo – seja tirando foto, gravando áudio ou vídeo ou também conversando. Uns usam mais outros usam menos, mas o fato é que a informação está hoje na palma da mão”, comentou.

Além de comentar sobre os dispositivos, Maria Helena falou também dos questionamentos que levam a novas percepções da tecnologia e, ainda, sobre a importância dos espaços híbridos: “Não faz sentido fazer uma separação entre espaço físico e virtual. Vivemos em espaços híbridos, de compartilhamento e troca. Os dois são um só”, enfatizou. Por fim, a professora questionou a proibição do uso de dispositivos tecnológicos em sala de aula. “Como abordar a conexão, a abundância e compartilhamento se eu não posso ter um celular dentro de um ambiente de estudo?”.

Em vídeo, Maria Helena resume o tema e aponta a realidade da educação e da tecnologia. Assista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>