Salvem os hackers ou salve-se quem puder!

prof alexandre

Engana-se quem pena que hacker é aquela pessoa que invade computadores. Hacker é quem questiona, pesquisa e compartilha conhecimento.

Com seu jeito excêntrico, Alexandre Oliva se emociona quando fala sobre tecnologia. O professor é fundador da Fundação Sotware Livre América e, na noite de terça, trouxe para o Senid a sua visão sobre a cultura hacker.

Segundo Alexandre, indo contra a visão que muitos criam, ser hacker é diferente de ser programador ou criminoso. Ao contrário, ser hacker é ter paixão por conhecimento e informação. “O valor do hacker está no brilhantismo da sacada. O hacker tenta salvar o mundo. É isso!” O professor acredita que o medo provocado pelos hackers está no fato de eles colocarem em risco o modelo de dominação e poder. Ele garante que é preciso continuar batalhando pelo compartilhamento de informação, porque a elite está sempre um passo a frente na tecnologia.

Em relação à educação, Alexandre comenta que as escolas oferecem aos alunos livros e programas que não podem ser compartilhados e que a escola deveria dar exemplo, oferecendo software livre. No fim, o professor ainda provoca: “Sejamos hackers livres que questionam, pesquisam e compartilham conhecimento.”

No vídeo, o professor fala um pouco mais sobre os hackers. Confira:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>