Robótica Educacional Livre

Foto: Camila Guedes

Oficinas e exposição de robótica livre e metareciclagem acontecem durante o evento

Durante os três dias do Senid acontece no hall do prédio B5, da Universidade de Passo Fundo, as oficinas de Robótica Educacional Livre. O Polo Marista de Formação Tecnológica de Porto Alegre e o Centro Marista de Inclusão Digital de Santa Maria – CMID – são os responsáveis pela ala de robótica livre e da mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Segundo Eloir Rockenbach, que trabalha junto à gerência social marista e coordena o polo de Porto Alegre, os trabalhos são desenvolvidos seguindo alguns princípios, como o cuidado ambiental, o valor agregado a cada peça, apropriação do conhecimento tecnológico e criatividade. “A metareciclagem, por exemplo, desenvolve tecnologias de inovação através de lixo eletrônico, ou seja, o material que se torna obsoleto para a sociedade, vira matéria-prima para o desenvolvimento de projetos”, garante Eloir.

Foto: Camila Guedes

Juliano Machado, aluno do Polo Marista, desenvolveu um Piano, através do projeto Alquimia, no qual a Receita Federal de Porto Alegre doa à instituição máquinas caça níquel para que as peças sejam reaproveitadas. “Dessa forma, nós damos outro destino às máquinas, de algo lucrativo para algo educativo”, afirma Juliano.

Além disso, a equipe conta com uma impressora 3D, fabricada na capital. A máquina é utilizada caso falte alguma peça para a conclusão das criações dos estudantes. “É necessário uma adaptação das ferramentas a nós, e não o contrário”, conclui o coordenador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>