Arquivos da categoria: Jogos Digitais

MUNDO GEEK E EDUCAÇÃO

Já pensou em unir o mundo Geek e a sala de aula? O SENID deste ano tem o objetivo de fazer com que professores e alunos reflitam a possibilidade da inclusão da Cultura Digital em sala de aula. Na Brinquedoteca, localizada na Faculdade de Educação – FAED – Prédio D3, da Universidade de Passo Fundo, rolou diversas oficinas e workshops sobre o mundo geek e a cultura digital.

IMG_5626

Gabriele Lima, representante da Federação Galáctica Passo Fundo e da loja Radioativa, explica que a proposta trazidas pelo grupo é principalmente voltada aos professores, para que os mesmos entendam este universo, e o levem para dentro de sala de aula, afinal “hoje todo mundo vive este universo geek, de alguma forma”, destaca Gabriele.

“Hoje todo mundo vive este universo geek, de alguma forma”, destaca Gabriele.

“A nossa proposta consiste em distribuir frases de séries da Netflix aos professores; estas frases servirão para uma futura reflexão feita em sala de aula, unindo estes dois ambientes”, comenta.

IMG_5600

A professora e organizadora do evento Maria Augusta D’Arienzo, dá ênfase aos colaboradores do evento, mais voltados ao Workshop de Cultura Digital e Mundo Geek, são eles:  livraria A Toca, loja Radioativa, Federação Galáctica Passo Fundo e a galera do Anime Tchê.

IMG_5584

A professora destaca que atualmente há uma distância entre alunos e professores, pois os adolescentes estão muito envolvidos neste universo e os professores estão um tanto longe. “O objetivo aqui, é fazer com que todos sintam-se unidos, afinal é benéfico para a criatividade, para habilidades. Existem muitos métodos antigos e queremos e precisamos modernizá-los”.

Monalise Canalle para SENID 2018

Ensino Médio no Senid

DSC08334

Foto: Camila Guedes

A tarde desta terça-feira reuniu cerca de 250 alunos do ensino médio da rede pública de Passo Fundo e região para o momento criado, dentro do Senid, especialmente para os jovens que se aproximam da faculdade. A intenção, segundo o Professor Adriano Canabarro Teixeira é aproximar do Senid aquelas pessoas que fazem com que ele aconteça. “São os jovens e adolescentes que nos fizeram, desde o início, pensar o que se está fazendo com a educação”, comenta.

O Senid Junaj chega, em 2014, a sua segunda edição e além de poderem participarem das outras atividades do evento, os alunos participam de 7 oficinas práticas que, em 25 minutos, exploram diferentes áreas da informática como robótica, as tecnologias do passado e as possibilidades do programa Scratch.  Antes de tudo isso, o ator Beto Mayer usou do teatro para abordar temas relacionados a utilização da tecnologia na vida do jovem. “O legal é trazer a gurizada para nos ajudar a reconhecer a dinâmica do uso da tecnologia”, explica.

Confira a galeria de fotos!

 

Sucatas? Na verdade, são oportunidades.

sammara (3)

Tecnologia e inovação proporcionaram, ao longo dos anos, a criação de instrumentos, ferramentas e objetos que, cada vez menos, exigem do homem. Exemplo disso são os brinquedos: antes, nas gerações passadas, construídos com esforço e dedicação, hoje estão disponíveis a um clique. Estimular a criatividade, visando a construção de novas possibilidades é, portanto, uma novidade no cenário atual.

Juliano Machado, de 19 anos, que estuda no 2º ano do Ensino Médio, no Marista Irmão Jaime Biazus em Porto Alegre, é, além de estudante, educador na prática de robótica livre. No Senid, representa a escola e apresenta aos participantes destinos alternativos para o lixo eletrônico. Celulares, máquinas caça-níquel, placas eletrônicas – tudo se transforma e vira, por exemplo, um jogo de Guitar Hero ou um robô. Além de diversão, a prática contribui fortemente para a sustentabilidade.

sammara (2)

Juliano Machado, 19 anos

Quer saber como isso é possível? No áudio, Juliano explica como foi o processo de fabricação dos novos objetos e comenta, ainda, a programação utilizada. Confira!

Juliano machado, 19 anos