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Interface do software: O Projeto Guri tem por objetivo desenvolver um software que permita a criação e edição de uma malha hipermidial distribuída e editada colaborativamente, cujo o principal público são alunos do ensino fundamental. Neste contexto, torna-se uma tarefa de pesquisa a estruturação de uma interface completa e intuitiva, e que supere algumas limitações de interação com o software colocadas pela tecnologia da TV Digital;

* Conhecimentos: Criação de interfaces humano computador (IHC), interesse em estudar criação de interfaces para TV digital.

Web Service: O software educacional para TV digital, cuja criação é o objetivo principal da pesquisa, é caracterizado como de autoria colaborativa, logo é necessário um servidor web que possa manter a malha hipermidial construída colaborativamente, e de maneira sincronizada entre os diversos usuários do sistema (se vários usuários podem editá-la simultaneamente é uma questão a ser definida). Seria interessante seu desenvolvimento se dar em Lua (para não agregar mais uma linguagem) ou Java (pela sua ampla utilização em Web Service);

* Conhecimentos: Programação em Java ou Lua, organização de Web Service.

Integração de Tecnologias Digitais de Rede (TDR’s): O software de autoria colaborativa de malha hipermídial não se limitará a inserção de elementos de mídia estáticos e dinâmicos básicos (texto, imagens, som, vídeo, …), mas também permitirá a integração de TDR’s a fim de permitir aos alunos integrar fontes de conhecimento externas dinâmicas e espaços de discussão e construção do conhecimento os quais poderão ser acessados em múltiplas plataformas;

* Conhecimentos: Especificação da plataforma Ginga (a fim de conhecer sua limitações), requer o estudo de diversas TDR’s a fim de ser capaz de definir quanto esforço será necessário para agregá-la.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA’s: trabalhar novos recursos que estão sendo disponibilizando para esses ambientes,  bem como investigar a nova versão do Moodle, a 2.0.  e também com diferentes plugins adicionais, criados pela comunidade do software livre, para o Moodle. Ainda nesse tema, busca por novas tendências em AVA’s;

TV Digital: produção de conteúdo para a TV Digital, em particular evidenciando questões relacionadas a interatividade, bem como o seu uso na educação;

Laboratórios Virtuais de Aprendizagem: investigação acerca de recursos (imagens, animações, vídeos, simulações, etc) disponíveis atualmente para serem incorporados em laboratórios virtuais, tais como Química, Física, Ciências, Matemática, Biologia, Astronomia, etc, e a avaliação dos possíveis benefícios que essas tecnologias e metodologias poderão vir a contribuir para a aprendizagem dos alunos-usuários desses laboratórios;

Criação da versão 64 bits do Kelix [http://kelix.upf.br];

Integração entre o Kelix e o Linux Educacional;

Otimização, avaliação e remodelagem do painel Kelix;

Otimização do pacote de instalação do Kelix;

Inclusão de tecnologias assistivas no Kelix;

Software para Dispositivos Móveis: Desenvolvimento de software para Smartphones com ANDROID e plataforma IPHONE;

Software para ensino de Lógica Matemática: Pesquisa e criação de materiais, tutoriais e oficinas com ambientes de programação para crianças.

Os trabalhos podem ser orientados pelos seguintes professores:
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira [teixeira@upf.br]
Prof. MSc. Evandro Luís Viapiana [viapiana@upf.br]
Prof. Dr. Marco Antônio Sandini Trentin [trentin@upf.br]
Prof. Dr. Roberto dos Santos Rabello [rabello@upf.br]

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