Tem um notebook usado para doar? Faremos chegar até as escolas municipais de Passo Fundo!

A tecnologia avança e evolui sem que a gente, muitas vezes, perceba. O que também não percebemos é que aquele notebook esquecido em um armário, deixado de lado, que não ligamos e usamos já faz um bom tempo pode ser a peça-chave na educação de um estudante em meio ao ensino remoto!
Vamos praticar a solidariedade! Se você tem um notebook que não usa mais e que ainda funciona, faça a doação para nós. Com o seu apoio vamos ajudar as escolas municipais de Passo Fundo a oportunizarem o acesso à educação online de mais estudantes.
Este gesto de solidariedade pode transformar o futuro de uma criança.

Saiba como participar

Cartaz do projeto:

Alunos do GEPID apresentam trabalhos na VII Semana do Conhecimento UPF

De 26 a 29 de Outubro de 2020 ocorreu a VII Semana do Conhecimento UPF, realizada na modalidade online. Alunos integrantes do GEPID submeteram trabalhos relacionados a suas pesquisas e vivências acadêmicas. Houveram resumos e relatos de experiência que foram apresentados na mostra de Iniciação Científica (MIC), mostra de extensão e mostra de trabalhos de Pós-Graduação. A seguir a lista de trabalhos apresentados pelos integrantes do GEPID:

Fernanda Batistela:

  • ESTUDO DO CONTROLE PLENO DA APRENDIZAGEM EM APRENDIZES ENVOLVIDOS NUM CONTEXTO ESTRATÉGICO METACOGNITIVO PROCEDIMENTAL E DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA (imagem acima)

Orientador: Adriano Canabarro Teixeira


Maria Augusta D’Arienzo:

  • CULTURA DIGITAL: CONTEXTO, ITINERÁRIOS, SUJEITOS E SUPORTES DE LEITURA E ESCRITA

Orientador: Adriano Canabarro Teixeira


Jean Leandro Horas:

  • O PAPEL DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL E AS POSSIBILIDADES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESTE PROCESSO

Orientador: Adriano Canabarro Teixeira


Armando Foscarin Neto:

  • CONSTRUÇÃO DE UM ROVER BASEADO EM ROBÓTICA LIVRE PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TERMOLOGIA

Orientador: Adriano Canabarro Teixeira


Vagner Ebert:

  • ESTRATÉGIAS DE LEITURA E TRANSMÍDIA: RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, LEITURA E TECNOLOGIA

Orientador: Adriano Canabarro Teixeira


Milene Giaretta:

  • PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES COMO FERRAMENTA PROMOTORA DO PENSAR MELHOR

Orientador: Adriano Canabarro Teixeira


Pablo João Canal da Costa:

  • LINUX DAY UPF 2020 – EDIÇÃO ONLINE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EVENTO DIVULGADOR DA CULTURA DO SOFTWARE LIVRE NO BRASIL

Orientador: Victor Billy da Silva

  • A IMPORTÂNCIA DA LÓGICA ARGUMENTATIVA NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Orientadora: Cleci Teresinha Werner da Rosa

  • PROCESSOS COGNITIVOS DISTRIBUÍDOS EM REDE NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: REVISÃO DE LITERATURA

Orientador: Adriano Canabarro Teixeira

  • PARTICIPAÇÃO NO WEBINAR DO GEPID: VIRTUALIDADES DA CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO

Orientador: Adriano Canabarro Teixeira

(Registro de um dos temas, apresentado pelos acadêmicos Pablo e Milene)

Membros do GEPID ministram minicursos em simpósio da UFMG


O III Simpósio Educação, Tecnologia e Sociedade ocorreu de 26 a 29 de Outubro de 2020, na modalidade online. O evento foi organizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE-UFMG).

Membros do GEPID participaram e ministraram dois minicursos neste evento. Confira:


– Criando Engajamento em Tempos de Ensino Híbrido

Considerando a eminência de se pensar em estratégias que promovam a aprendizagem em um contexto híbrido, dado o contexto do “novo normal” na educação, o mini-curso tem o intuito de apresentar os conceitos de narrativa transmídia, storytelling e gamificação, inseridos em uma reflexão sobre as características, desafios e potencialidades do Ensino Híbrido, promovendo a formação dos participantes para a docência no século XXI.

O minicurso foi realizado pelos professores Adriano Canabarro Teixeira, Vagner Ebert e Maria Augusta D’Arienzo.

Cartaz do minicurso:



– Estratégias de Interação em Redes Sociais: Tecendo Redes de Conhecimento

O minicurso foi ministrado pelos professores Rosangela Garcia, Paula Fogaça Marques Abrahão, Francisco Xavier Pedro e Adriano Canabarro Teixeira


Imagem do minicurso:


Pensamento Computacional na Educação Básica:

O minicurso abordou aspectos relacionados ao Pensamento Computacional, Computação Desplugada, Programação como exercício argumentativo e Pensamento metacognitivo computcional.

Foi relizado pelos professores Adriano Canabarro Teixeira, Fernanda Batistela, Milene Giaretta e Ariane Pazinato.

Registro da apresentação:

Gepid promove Ciclo de Webinars

O Grupo de Pesquisa em Cultural Digital (Gepid) da Universidade de Passo Fundo (UPF) promove o Ciclo de Webinars Virtualidades da Cultura Digital na Educação. Integrando o conjunto de ações que o Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) realiza em comemoração aos seus 50 anos, a atividade consiste em transmissões ao vivo e semanais – sempre nas quintas-feiras, das 18h30min às 19h – de discussões relacionadas a questões pertinentes à cultura digital na educação e já tratadas em pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento pelos pesquisadores do Gepid.

As lives dos webinars serão transmitidas pelos canais do Gepid e do Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid) no Facebook e no Youtube. No total, são 26 webinars. O primeiro deles acontece no dia 25 de junho, com a participação do professor Dr. Adriano Canabarro Teixeira.

Temáticas como “Proposta de um rover baseado em robótica livre para o ensino de física”, “O uso da programação de computadores no desenvolvimento da percepção musical” e “Os caminhos da leitura: as estratégias de leitura mobilizadas por estudantes na interação com a narrativa transmídia” estão entre as que devem ser exploradas durante o Ciclo. A programação completa pode ser conferida aqui.

Fonte: https://www.upf.br//noticia/gepid-promove-ciclo-de-webinars

Gepid Learning Space inaugura infraestrutura de videoconferência própria

O Gepid Learning Space, espaço de aprendizado criado pelo Grupo de Pesquisa em Cultura Digital, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Gepid/Iceg/UPF), contabilizou, nesta sexta-feira, 14 de dezembro, 47 defesas de mestrado e doutorado nas áreas de Educação e de Ensino de Ciências e Matemática. Nesta data, a estudante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), Milene Giaretta, defendeu a dissertação intitulada “O Programa Escola de Hackers e sua contribuição para o desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças do Ensino Fundamental”.

A banca foi composta pelos professores da UPF Dr. Marco Antônio Sandini Trentin e Dr. Adriano Canabarro Teixeira; e pelo professor. Dr. Adão Caron Cambraia, do Instituto Federal Farroupilha. Cambraia participou a partir da infraestrutura para videoconferência criada no próprio Gepid.

Segundo o professor Teixeira, a apresentação da banca por videoconferência foi um sucesso.  “Com recursos humanos e tecnológicos simples, conseguimos realizar uma videoconferência com alto nível de qualidade e interação entre os participantes. O processo envolveu custo zero, uma vez que utilizamos o Google Hangouts, com dois televisores, um projetor e uma webcam comum para compartilhar vídeo, áudio e apresentação de Milene”, disse.

Solução eficiente
Para o professor, o significado dessa experiência aponta que a vantagem dessa solução é que ela é efetiva. “Além de ser extremamente simples, democratiza, desburocratiza, flexibiliza e qualifica o processo de gerenciamento de videoconferências, uma vez que, ao final do processo, temos o vídeo gravado e disponível para ser revisto em qualquer outro momento ou situação”, pontuou.

Para Teixeira, quando se aborda o contexto da Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio, se aborda a necessidade urgente de utilização de recursos de suporte ao ensino híbrido nas escolas brasileiras, e a solução construída pelo Gepid é mais uma contribuição na implementação de tecnologias na educação.

Por: Assessoria de Imprensa da UPF

Fonte: https://www.upf.br//noticia/gepid-learning-space-inaugura-infraestrutura-de-videoconferencia-propria