O projeto Mutirão pela Inclusão Digital é destaque em anuário nacional

O projeto Mutirão pela Inclusão Digital é destaque em anuário nacional

O Anuário a Rede de Inclusão Digital é uma publicação anual que elenca os principais projeto brasileiros na área de inclusão digital. Na sua 4a edição estão descritos 56 projetos de todo o país: 31 de responsabilidade e gestão de organizações não governamentais e 25 mantidos por institutos, fundações ou empresas, dentro os quais figura o projeto Mutirão pela Inclusão Digital da Universidade de Passo Fundo.

Na categoria setor privado, o projeto Mutirão pela Inclusão Digital coloca a Universidade de Passo Fundo em meio a instituições e empresas como Vale do Rio Doce, IBM, Intel, Embratel, dentre outras. Segundo o prof. Adriano Canabarro Teixeira, coordenador do projeto, “este reconhecimento é fruto da articulação existente com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital do Curso de Ciência da Computação, que tem desenvolvido um movimento de qualificação, diversificação e complexificação do serviço prestado pela UPF nesta área específica, baseadas na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, agregando um caráter de inovação às atividades  propostas, elemento fundamental a um modelo de universidade renovado e pronto para as exigências reais do século XXI.”

Dentre as atividades a serem desenvolvidas no ano de 2013 é possível destacar: 2º Seminário Nacional de Inclusão Digital; Olimpíada infantil de programação de computadores; Olimpíada de robótica livre educacional para alunos do ensino médio; 2º edição da Campanha de coleta de resíduos eletrônicos; 3ª edição do campeonato de frozen bubble para alunos das séries iniciais do ensino fundamental.

O anuário está disponível em http://www.arede.inf.br/anuario e é organizado pela ONG BIT Social em parceria com a revista ARede, principal publicação na área de inclusão digital no Brasil. As informações das reportagens foram coletadas no período de julho a setembro de 2012. O Anuário está disponível para baixar, gratuitamente, no site da revista ARede. A publicação adota licença Creative Commons 3.0-By-SA (com exceção das imagens, cujos direitos pertencem aos autores). Para falar com a redação – aurea@arede.inf.br

Compartilhe nas redes:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *