Gepid divulga o Senid 2013 e suas pesquisas no FISL e na Anped Sul

Representantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital [http://gepid.upf.br]  participaram do 13º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl) e do IX Seminário ANPED SUL divulgando a produção científica do Gepid e divulgando o 2º Seminário Nacional de Inclusão Digital [http://senid.upf.br]

Mundialmente reconhecido, o Fisl é o resultado do trabalho, da colaboração e do envolvimento de milhares de pessoas que acreditam no software livre e na força da comunidade, no Brasil e fora dele. No 13º Fisl que vem crescendo e se consolidando como o mais significativo encontro de comunidades de Software  – e cultura! – livre na América Latina, foram  apresentados os seguintes trabalhos:

  • É preciso hackear a Educação: Esta atividade tem por objetivo demonstrar que o modelo educacional tradicional não dá conta da dinamicidade da sociedade contemporânea e que, caso se mantenha, está fadado à sucumbir. As características e o potencial das tecnologias contemporâneas de compartilhamento invadem todas as áreas da sociedade e a escola deve também se repensar. Tanto no que se refere ao papel do professor, à dinâmica da construção do conhecimento, quanto em sua organização. [http://goo.gl/76xrE]
  • Esqueça os AVAs! Viva a Internet!: Esta atividade demonstrará a incapacidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem tradicionais em suportar processos de aprendizagem abertos, flexíveis e dinâmicos, exigência da sociedade contemporânea, e apontará recursos na Web que podem suportar tais processos. [Esqueça os AVAs! Viva a Internet]

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que reúne sócios institucionais (os Programas de Pós-Graduação em Educação) e sócios individuais (professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Educação). A finalidade da ANPEd é o fortalecimento da pós-graduação e da pesquisa na área da Educação no Brasil. O IX Seminário ANPED SUL, realizou-se no campus universitário da UCS, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul e foram apresentados os seguintes trabalhos:

  • A interação social descrita por Vigotski e a sua possível ligação com a aprendizagem colaborativa através das tecnologias em rede: O artigo estabelece algumas abstrações sobre a interação social como elemento fundamental no desenvolvimento humano e elenca algumas das características das tecnologias digitais que potencializam os processos interativos. [anpedsul1]
  • Escola, Aprendizagem e Tecnologias de Rede: relações, inconsistências e potencialidades: Refletir sobre o potencial de diferentes dinâmicas de utilização das tecnologias, dentro e fora da escola, para os processos de aprendizagem. [Apendsul2]
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