Reitoria da UPF presta homenagem a projetos comunitários que se destacaram em 2011

Fonte: Imprensa UPF

A atuação comunitária da Universidade de Passo Fundo (UPF) em prol da comunidade da região Norte do Rio Grande do Sul foi reconhecida por três entidades durante o ano de 2011, o que rendeu prêmios a diferentes projetos mantidos pela instituição. Nesta semana, os envolvidos nos projetos foram homenageados pela Reitoria. O reitor José Carlos Carles de Souza presidiu a homenagem, juntamente com as vice-reitoras de Graduação, Neusa Rocha, e de Extensão e Assuntos Comunitários, Lorena Geib.

A primeira premiação que mereceu reconhecimento da Reitoria foi concedida à Jornadinha Nacional de Literatura, que recebeu o troféu Pena Libertária na 14ª edição do Prêmio Educação RS, promovido pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul. A premiação, entregue em 14 de outubro, destacou o trabalho realizado pela UPF e Prefeitura Municipal na formação de leitores. A Jornadinha venceu na categoria Projeto.

Ainda no mês de outubro, o projeto Mutirão pela Inclusão Digital foi reconhecido nacionalmente pela revista ARede, que premiou 16 iniciativas da sociedade civil, de governos e de empresas que usam as tecnologias da informação e comunicação (TICs) para promover a inclusão social. O projeto da UPF foi premiado na categoria Setor Privado – Capacitação.

Para fechar 2012 com nova boa notícia, o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe) entregou à UPF com o 6º Prêmio de Responsabilidade Social, na categoria Participação Comunitária. O projeto “Equoterapia: contexto de construção da autoimagem e da cidadania de pessoas com deficiência”, desenvolvido pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UPF (FEFF), possibilitou que a instituição fosse mais uma vez agraciada.

Destaque institucional
Ao cumprimentar os professores e colaboradores que integram os projetos premiados, o reitor José Carlos agradeceu o empenho e a dedicação dos envolvidos e destacou que o reconhecimento, por parte da comunidade, aos projetos desenvolvidos na UPF, eleva o nome da instituição. “São esses projetos que dão sustentação ao caráter comunitário de nossa universidade, pois chegam até as pessoas, oferecem serviços, demonstram a qualidade da UPF e oportunizam a participação dos estudantes”, reiterou.

Na avaliação da vice-reitora de Extensão, professora Lorena, as premiações devem servir como incentivo para as ações que serão desenvolvidas no próximo ano, além de orgulharem a instituição. “A UPF se sente privilegiada pelo corpo de profissionais extensionistas que possui. Além disso, é importante destacar que todos os projetos premiados possuem caráter interdisciplinar, são viabilizados com parcerias externas e possuem conotação social relevante”, enfatizou Lorena. A vice-reitora lembrou que os projetos premiados contribuíram para o Prêmio de Responsabilidade Social recebido pela Fundação UPF da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

A participação dos estudantes de graduação em projetos ligados à extensão foi reiterada pela vice-reitora Neusa Rocha, que lembrou o crescimento profissional que os alunos obtêm por meio da inserção comunitária. “É mais uma forma de qualificarmos nossos cursos de graduação”, observou, parabenizando os envolvidos.

Incentivo para continuidade das ações

Ao agradecer o reconhecimento institucional pela premiação obtida, o professor Péricles Saremba Vieira destacou a importância do projeto que coordena, de Equoterapia. Já a professora Tania Rösing, coordenadora das Jornadas Literárias, lembrou que a premiação à Jornadinha é fundamental, em função de esta ser uma forma de investimento às crianças enquanto futuros leitores. Representando a prefeitura de Passo Fundo, Maria Augusta D’Arienzo enfatizou que é objetivo da gestão municipal estar integrada às iniciativas propostas pela UPF que têm como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população.

O professor Adriano Canabarro Teixeira, coordenador do projeto Mutirão pela inclusão digital, salientou o empenho, a dedicação e a identificação dos estudantes com o projeto e agradeceu o apoio institucional à valorização dos projetos de extensão. A homenagem aos colaboradores dos projetos premiados foi realizada na Reitoria da UPF.

Compartilhe nas redes:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *