Edital Universal MCT/CNPq potencializará pesquisas na área de TV Digital na UPF

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid) teve aprovado o projeto Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Inclusão Digital, Processos Educativos e TV Digital (LITVd), no edital UNIVERSAL MCT/CNPq nº 14/2011. O objetivo principal do laboratório é realizar pesquisas científicas e tecnológicas acerca da problemática do acesso participativo e univesal do cidadão brasileiro ao conhecimento, focando para isto a temática da Tv Digital e o potencial desta ferramenta para ações de inclusão social/digital no espaço escolar. Neste contexto, tendo em vista a crescente necessidade de desenvolvimento de conteúdos interativos voltados para este novo meio de comunicação, pretende-se especificamente através deste projeto, criar um centro de estudos que realize a prospecção, teste, análise e desenvolvimento de ferramentas e metodologias endereçadas à apropriação da TV Digital pelos sujeitos durante o processo de ensino-aprendizagem.

O Edital fornecerá recursos para a montagem de LITVd, que estará subdividido em dois sub-laboratórios: O Laboratório de Desenvolvimento de Aplicações Interativas (LDAI) e o Laboratório de Transmissão Televisiva Digital (LTTD). A criação do LITVd potencializará as ações e estudos do Gepid de forma significativa, ampliando e qualificando seu espectro de investigação, bem como de absorção de alunos e professores pesquisadores da UPF interessados nessa área. Constituirá, assim, uma estrutura completa para desenvolvimento e testes de aplicações interativas por meio da transmissão destes conteúdos via radiodifusão em ambiente restrito, estrutura singular no âmbito acadêmico de pesquisas no Norte do Estado do Rio Grande do Sul (RS).

A primeira ação do Gepid na implementação do projeto é a formação de uma equipe interdisciplinar envolvendo alunos e professores da área de TI, pedagogia e Comunicação Social. Uma vez que tem direcionamento educacional, o grupo de pesquisadores do LITVd também deverá contar com alunos de stricto sensu e representantes da comunidade.

Interessados devem enviar e-mail para Adriano Canabarro Teixeira pelo e-mail teixeira@upf.br

Compartilhe nas redes:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *