Gepid faz contato com instituições europeias

Professores da Universidade de Passo Fundo participaram do International Council for Educational Media (ICEM) e o Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE), realizada em Aveiro, Portugal no período de 28 a 30 de setembro de 2011. A Conferência Conjunta ICEM&SIIE’2011 agregou a 61.ª Conferência Internacional do ICEM e o XIII Simpósio Internacional de Informática Educativa.

O ICEM-CIME, Conselho Internacional de Educação para os Media, é uma organização não governamental sem fins lucrativos que se dedica ao campo da educação desde 1950 e organiza uma conferência internacional desde então. A organização está sediada em um ou mais países membros. O Conselho mantém relações operacionais com a UNESCO de que é uma OGN afiliada.

O SIIE, Simpósio Internacional de Informática na Educação, é um encontro profissional ,organizado alternadamente em Espanha e Portugal, e ultimamente também na América Latina; associou-se à Rede Ibero-Americana de Informática na Educação (RIBIE) e ao Taller Ibero-Americano de Software Educativo (TISE) e constitui-se um evento de referência no contexto Ibero-Americano. O simpósio é uma referência, sobretudo no contexto Ibero-Americano. Este agrega investigadores e profissionais na área dos média educativos, onde se partilham experiências e investigação.

Na oportunidade os professores Drs. Adriano Canabarro Teixeira e Marco Antônio Sandini Trentin, apresentaram 6 trabalhos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital e do projeto Mutirão pela Inclusão Digital. Os trabalhos, envolvendo co-autoria com alunos de mestrado e graduação, foram: O Projeto Mutirão pela inclusão digital na visão de seus beneficiários; Aspectos Sociais da Experiência do Mutirão pela Inclusão Digital: Resgatando 5 anos de atividade; O papel da web na mudança de paradigma de propriedade intelectual: a internet e a indústria fonográfica; Tecnologia em rede como potencializadora de uma condição de leitor-autor em oficinas de Inclusão Digital; Uma experiência metodológica para a utilização da informática educativa nas aulas de geografia; e Políticas públicas e informática educativa: adequações e limites.

Na oportunidade, realizaram visita técnica à Universidade de Roma Tre a fim de estreitar laços de intercâmbio de professores e alunos com o Laboratório de Tecnologia Audiovisiva, cujo objetivo é pesquisar o uso educativo das tecnologias do saber e do comunicar. Em reunião com pesquisadores da Uniroma Tre, foi agendada uma visita ao Curso de Ciência da Computação e ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital em abril de 2012, momento em que o prof. Dr. Roberto Maragliano, estará realizando a palestra de encerramento do Seminário Nacional de Inclusão Digital [http://senid.upf.br].

Roma Tre

Adriano Canabarro Teixeira, Roberto Maragliano, Mário Pereddu, Felippo Sapupo e Marco Trentin

Durante o SIIE, também se realizaram contatos com os professores Fernando Albuquerque Costa da Universidade de Lisboa (Foto 2) e Paulo Dias da Universidade do Minho, Portugal (Foto 3).

Foto 2

Foto 2

Foto 3

Foto 3

As tratativas com os professores de Portugal também foram no sentido de estreitar relações entre o curso de Ciência da Computação e as instituições portuguesas.

Compartilhe nas redes:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *