Projetos de inclusão digital da UPF ganham destaque nacional

Segunda edição do Anuário ARede de Inclusão Digital reconhece trabalho desenvolvido na UPF desde 2005

Os projetos Mutirão pela Inclusão Digital e Kit Escola Livre (Kelix) da Universidade de Passo Fundo (UPF) comemoram mais uma conquista. Em funcionamento há mais de cinco anos, os projetos, que visam implementar ações de Inclusão Digital numa perspectiva de ambiente comunicacional e de exercício da cidadania, integram agora a segunda edição do Anuário ARede de Inclusão Digital, da Monumento Editorial.

A publicação traz um panorama nacional das ações de inclusão social por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) sob responsabilidade de instituições privadas. A amostra é representativa dos programas e projetos em andamento por todo o país e revela o potencial transformador das associações, organização não-governamentais, institutos, fundações e empresas. Neste ano, o Anuário focalizou projetos do Terceiro Setor e de empresas, contemplando, além da UPF, projetos de outras instituições respeitadas, como a Fundação Bradesco, a Fundação Itaú Social, a Fundação Odebrecht, a Fundação Telefônica, a Fundação Vale, a IBM Brasil, o Instituto Claro, o Instituto Embratel, a Fundação Xuxa Meneghel, o Instituto Nextel, a Intel Brasil, a Net Serviços de Comunicação e a Oi Futuro.

Os projetos

A UPF, nestes cinco anos de atividades na área de inclusão digital, colaborou significativamente para a transformação da sua região de abrangência, tanto no que se refere à produção do conhecimento através da abertura de campos de pesquisa, quanto na articulação de suas ações junto à comunidade através da graduação e pós-graduação.

Neste sentido, o projeto de extensão Mutirão pela Inclusão Digital busca contribuir na proposta de processos de formação que propiciem a grupos em situação de vulnerabilidade e risco social, assumir papel ativo na sociedade. Isso se dá por meio das oficinas de informática e cidadania, realizadas nas dependências da UPF, junto ao Laboratório Central de Informática.

O conteúdo das oficinas de informática e cidadania é definido e organizado junto aos grupos atendidos no sentido de considerar suas especificidades, buscando o fortalecimento cultural do grupo e dos indivíduos, sempre em uma perspectiva de romper com posturas de reprodução e passividade. O projeto prevê a realização de workshops internos para a avaliação do período que passou, sempre realizados no final das atividades do ano, e a organização das ações futuras. Também são realizados momentos abertos de discussão, reflexão e troca de experiências com a comunidade regional, através da realização de Seminários de Inclusão Digital.

Uma das maiores ações vinculadas ao Mutirão pela Inclusão Digital, foi a parceria com o projeto Kelix, uma distribuição Linux desenvolvida especificamente para iniciativas de inclusão digital e informática educativa que, atualmente, é a solução adotada nas escolas municipais de Passo Fundo e região.

O coordenador dos projetos, professor Adriano Canabarro Teixeira, salienta que o fato de a UPF figurar entre as organizações que estão destacadas no Anuário ARede de Inclusão Digital, em especial, sendo a única instituição de ensino superior na categoria, reforça sobremaneira o seu caráter comunitário, projeta a instituição ainda mais no cenário nacional e destaca seu papel de vanguarda na área de Inclusão Digital.

Primeira edição

A Momento Editorial, responsável pelo Anuário ARede de Inclusão Digital, foi criada para produzir informação especializada nos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação. Atua no planejamento, apuração, redação e edição de conteúdos impressos e eletrônicos nesses segmentos, com projetos destinados a diversos públicos. Sua primeira realização foi a revista ARede e sua versão eletrônica [http://www.arede.inf.br/]. Em 2009, visando realizar uma radiografia dos projetos públicos de inclusão digital no Brasil, a Momento Editorial editou o Anuário ARede de Inclusão Digital 2009/2010, uma publicação que aborda todas as ações de inclusão digital realizadas pelo poder público no Brasil.

Você pode consultar uma cópia do Anuário clicando no link
http://mutirao.upf.br/Deposito/Anuario+ARede+1_simples.pdf

Assessoria de Imprensa

Universidade de Passo Fundo

E-mail: imprensa@upf.br

Compartilhe nas redes:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *