Alunas de Pós-Graduação em Educação participam de evento no México

     

      Dos dias 03 a 07 de maio aconteceu a XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática em Tuxtla, capital de Chiapas, México. Um dos objetivos do evento é ampliar as discussões sobre o ensino da matemática. As pós-graduandas em Educação da UPF e pesquisadores do GEPID, Franciele Forigo, Valéria Lessa e Ariane Mileidi Pazinato, participaram do evento.

           Na conferência as acadêmicas apresentaram artigos referentes a pesquisas realizadas no GEPID e no Mutirão pela Inclusão Digital, ambos coordenados pelo Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira. Um deles trata da Olimpíada de Programação para estudantes do Ensino Fundamental, com a utilização do Scratch como recurso interdisciplinar. Outro artigo enfatiza a presença da matemática na programação de computadores, descrevendo também o projeto Escola de Hackers.

            As participantes relatam que entre os trabalhos apresentados, muitos utilizam as tecnologias digitais como metodologias de ensino e aprendizagem de conteúdos específicos de matemática. “Nossos artigos, envolvendo a programação de computadores são os únicos que trazem uma discussão sobre o tema aplicado à educação básica, o que evidencia a carência de pesquisas na área e a inovação dos projetos” destacam.

Compartilhe nas redes:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *