Programa de internacionalização do PPGEDU (UPF)

Em outubro, um grupo de discentes e docente do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF, irá para Itália trocar experiências e ideias acerca do Social Reading. O objetivo é criar um ambiente de Social Reading livre e específico a partir dos conceitos já trabalhados pelos membros do grupo.

Os participantes fazem parte do Mestrado de Educação e Doutorado em Educação da UPF e do Doutorado em Cultura, Educação e Comunicação da Universidade de Roma Três.

O projeto, aprovado no edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) 12/2013, prevê duas missões de pesquisadores italianos junto ao PPGEDU e uma missão brasileira junto à instituição europeia.

Em setembro, a UPF recebeu o prof. Dr. Mario Piredu que desenvolveu atividades relacionadas ao Social Reading junto à comunidade acadêmica. Em outubro é a vez da missão brasileira que, além de acompanhar as pesquisas italianas,  desenvolverá as seguintes atividades:

3 out 2014
Participação da Maker Faire de Roma, o maior evento de inovação da Europa, dedicado à exposição de artefatos tecnológicos criativos e inéditos.

6 out 2014 – Universidade de Roma Três
Workshop ‘A inovação tecnológica no ensino universitário: estudo de casos.’
Equipe de pós-graduandos da missão brasileira.

Conferência ‘O Potencial das tecnologias de redes na efetivação de processos colaborativos de construção do conhecimento.’
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira

8 out 2014 – Universidade de Roma Três
Workshop ‘A inovação tecnológica no ensino universitário: estudo de casos.’
Equipe de pós-graduandos da missão brasileira

Conferência “A digitalização do sistema editorial brasileiro como um serviço para as atividades universitárias.’
Prof. MSc. Amilton Rodrigo de Quadros Martins – Doutorando PPGEDU

9 out 2014 – Universidade de Firenze
Conferência ‘Experiência do Brasil como proposta de apropriação da tecnologia na escola e na universidade?’
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira

21 out 2014 – Universidade Politécnica de Catagena – Espanha
Conferência ‘O Potencial das tecnologias de redes na efetivação de processos colaborativos de construção do conhecimento?’
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira

(Da esquerda para à direita)

A Missão Brasileira é composta por: Dário Martins (Doutorado em Educação), Amilton Rodrigo Quadros Martins (Doutorado em Educação), Fernanda Batistela (Mestrado em Educação), Mario Pireddu (Universidade de Roma TRE), Ariane Mileidi Pazinato (Mestrado em Educação), Adriano Teixeira (Universidade de Passo Fundo) e Sabrina Antunes (Mestrado em Educação).

Compartilhe nas redes:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *