Impressora 3D e os benefícios à Robótica.

Foto: Maitê Weschenfelder

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital (GEPID), adquiriu recentemente uma impressora 3D. Para apoiar às atividades desenvolvidas no grupo, em especial a Robótica.

Com ela, é possível desenhar e imprimir rapidamente peças e componentes para necessidades específicas de projetos em Robótica Educacional Livre que estão em andamento no grupo.

Atualmente, a modelagem dos objetos que são impressos estão sendo criados com o software FreeCAD, que é um modelador tridimensional paramétrico, sendo ele open-source (LGPL). Através dele é possível criar peças com precisão mecânica, bem como desenhos e projeções das peças criadas.

Diferentemente de uma impressora “normal”, onde são utilizados tonner ou tinta para impressão em em uma folha de papel, na impressora 3D um filamento plástico (ABS) é derretido a uma temperatura de cerca de 200oC, vira uma “pasta” e começa a sair pelo bico de impressão e assim, camada após camada, um objeto tridimensional começa a ser formado.

Atividades sobre Robótica Educacional.

Durante a tarde de ontem (31/07), os alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Física participaram de uma atividade sobre Robótica Educacional.

A atividade foi coordenada pela profa  Cleci Werner da Rosa e prof. Marco Trentin, dos cursos de Física e Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo.

O grupo realizou desafios com objetivo de criar diferentes possibilidades de empregar a robótica nas escolas, a fim de auxiliar em disciplinas de Física, Matemática e Ciência. Através da utilização de um carrinho robótico em uma pista de 3×2 m desenhada no chão da sala de aula, o grupo analisou e realizou desafios envolvendo questões relacionadas à distância, trajetória, velocidade e escala.

Novas atividades envolvendo Robótica Educativa estão previstas durante o semestre.

Confira abaixo algumas fotos da atividade: