V Workshop sobre TV Digital na Educação

O V Workshop sobre TV Digital na Educação será realizado nesta terça-feira (11/12). O encontro acontece na sala do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital no subsolo do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg – B5) das 14h às 16h.

De acordo com o professor Adriano Canabarro Teixeira, Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, o objetivo principal é realizar a apresentação das conquistas e da produção realizada durante os estudos na área de TV Digital na Educação.

Ele destaca que na oportunidade serão debatidos aspectos referentes à implementação do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Inclusão Digital, Processos Educativos e TV Digital (LITVd), aprovado no edital Universal 14/2011 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “O objetivo do laboratório é verificar como a apropriação da TV Digital, por meio de processos educativos escolares, pode constituir-se em um lócus para a promoção da inclusão digital e de acesso ao conhecimento da sociedade brasileira”, ressalta. O Workshop é aberto a toda a comunidade acadêmica e regional e foi organizado pelo grupo interdisciplinar de pesquisadores formado por professores e alunos de doutorado, mestrado e graduação.  

Campeonato de Frozen Bubble tem nova dinâmica este ano

O Campeonato de Frozen Bubble, atividade preparatória ao 2º Seminário Nacional de Inclusão Digital [http://senid.upf.br], tem uma nova dinâmica nesta edição. O objetivo do campeonato é criar um espaço de observação da dinâmica dos jogos vivenciada pelas crianças da sociedade em rede.

.

A partir de seletivas em realização nas escolas durante o 2º semestre de 2012, cada escola será representada por 2 alunos na final do campeonato a ser realizada no dia 10/04/2013 durante a programação do Senid. No ano passado as seletivas foram realizadas com acompanhamento de integrantes da equipe de organização do evento. Este ano, a dinâmica das seletivas sofreu algumas mudanças espontâneas uma vez que cada escola é responsável por realizar a sua própria seletiva interna, observando as regras do campeonato, a saber: São disponibilizados 5 minutos de treino para aquecimento dos jogadores e logo em seguida 20 minutos de disputa, os dois alunos que estiverem no nível mais alto estarão selecionados para a final durante o Senid em abril de 2013. No caso de empate, os alunos jogam novamente, com período de 10 minutos.

.

Neste ano, 23 Escola Municipais e 10 Estaduais estão participando do campeonato, mobilizando mais de 600 crianças entre 8 e 12 anos de idade. Segundo o coordenador do Senid, professor Adriano Canabarro Teixeira, dois fatos merecem destaque nesta edição: A realização de seletivas de forma autônoma pelas escolas e a participação da rede estadual de ensino.

.

O fato de cada escola realizar suas seletivas sem a necessidade de auxílio da equipe da UPF demonstra claramente que além da mobilização dos alunos em torno do campeonato a dinâmica abriu novas possibilidades de utilização dos laboratórios de informática nas escolas. É importante destacar que esta dinâmica só se concretizou pela parceria e competência demonstrada e desenvolvida pelos professores das escolas que mobilizaram os alunos, organizaram e realizaram as seletivas.

.

Por fim, a participação das escolas da rede estadual de ensino representa um avanço significativo na abrangência do Senid e das ações do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital.

.

Para o próximo ano, além do campeonato de Frozen Bubble para crianças de 8 a 12 anos, o Gepid estará realizando no primeiro semestre de 2013 o 1º Campeonato de Programação de Computadores para crianças de 13 a 15 e, no segundo semestre, o 1º Campeonato Municipal de Robótica Educativa Livre com alunos do ensino médio.