Gepid promove campanha de Coleta Digital!

Equipamentos eletrônicos que não são mais usados precisam receber uma destinação correta. Eles possuem diversos elementos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente se descartados como lixo comum. Preocupada com essa situação, a Universidade de Passo Fundo (UPF) promove de 17 a 23 de setembro a Coleta Digital. Durante esse período, quem possuir equipamentos eletrônicos velhos como computadores, mouses, impressoras ou teclados e quiser se desfazer deles, poderá fazer o descarte adequado encaminhando-os aos pontos de coleta da campanha. A iniciativa é do curso de Ciência da Computação da UPF, UPF Solidária e Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid);

.::

::

Todo o material recolhido será doado para a ONG Agentes do Amor Divino e para o Comitê da Cidadania. As duas entidades possuem um contrato com uma empresa de Porto Alegre especializada em comprar, desmontar e encaminhar as partes desses equipamentos para reciclagem. Todo o valor arrecadado com a venda dos materiais será revertido para as entidades continuarem realizando seus trabalhos sociais na cidade.

 

 

UPF é a primeira IES do norte do estado a possuir uma infraestrutura completa de geração de sinal para TV Digital

Segundo dados do Ministério das Comunicações do Governo Federal, a TV Digital é uma nova plataforma para a operação da televisão brasileira, possibilitando melhoria na qualidade dos sinais e o oferecimento de serviços interativos. Durante a transição do sistema de transmissão analógica para o SBTVD-T, que se encerra em 2016, a outorgada deverá veicular, simultaneamente, a programação em tecnologia analógica e digital. Findo este período, os canais utilizados para transmissão analógica serão devolvidos à União.
.
Considerando esta realidade, bem como  a centralidade e a importância de pesquisa sobre inclusão digital por meio de processos educativos com o suporte da TV Digital o Grupo de Estudo e Pesquisas em Inclusão Digital (GEPID) operacionalizou o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Inclusão Digital, Processos Educativos e TV Digital – LITVd – com apoio do Edital Universal MCT/CNPq N.º 14/2011.
.
Com intuito de abranger todas as áreas de atuação referentes à pesquisa, desenvolvimento e testes de materiais interativos digitais, em processo de implementação no projeto Guri, o LITVd conta com um estrutura composta por dois laboratórios, sendo que cada unidade será responsável por coordenar a criação ou difusão de conteúdos voltados para as pesquisas sobre TV Digital a serem desenvolvidas: O Laboratório de Desenvolvimento de Aplicações Interativas (LDAI): responsável pela programação de conteúdos digitais, visando transformá-los em aplicações efetivamente interativas educacionais; e o Laboratório de Transmissão Televisiva Digital (LTTD): responsável pela irradiação das aplicações interativas educacionais produzidas via radiotransmissão, em um âmbito restrito de testes, no campus central da Universidade de Passo Fundo (UPF).
..
A infraestrutura física é composta pelo laboratório experimental ISDB-T DTVi da EITV – estação geradora  de sinal de TV Digital Interativa, contendo os módulo de playout, encoder, multiplexador, remultiplexador, data server, SI server, modulador e transmissor. A equipe interdisciplinar envolvida no desenvolvimento do projeto conta com 4 alunos do curso de Ciência da Computação, 1 aluno do Mestrado e 1 do Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo e com a equipe técnica da UPFTV da Fundação Universidade de Passo Fundo.
..
Além de testes nos equipamentos por meio do desenvolvimento de aplicações interativas na UPF TV e no Gepid, o LITVD será utlizado também como espaço de exploração da tecnologia por parte das escolas públicas da região de abrangência da UPF e de centros de pesquisa especializados na área.
..
Equipamentos do laboratório experimental ISDB-T DTVi da EITV
Fonte: Acervo fotográfico Gepid
..
Equipe de instalação
Fonte: Equipe interdiscplinar do LITVD.
..
Equipe interdiscplinar do LITVD
Fonte: Acervo fotográfico Gepid