Professor da UPF recebe menção honrosa em Seminário Nacional de Educação

No dia 25 de abril, o professor do curso de Ciência da Computação e do programa de pós-graduação em Educação da UPF, Adriano Canabarro Teixeira, foi homenageado em nível estadual pelos serviços prestados à educação na área de informática educativa e inclusão digital. Tal reconhecimento foi realizado na abertura do IV Seminário Nacional de Educação- “Tecnologia, Humanismo e Cooperação: as novas faces da Educacional”, realizado no auditório do Campus UPF de Carazinho.
O objetivo do evento foi discutir as novas faces da avaliação educacional, representadas pelas tecnologias de informação e comunicação como possibilidade metodológica e os princípios do humanismo e cooperação como paradigmas de condução dos processos avaliativos.
Para Teixeira, a tecnologia faz parte da vida de todos e, por isso, acaba impondo modificações para os métodos de ensino. Sobre o prêmio, avalia que é fruto de trabalho coletivo do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital e reconhece a importância da UPF enquanto instituição de forte impacto social na área da educação.

Gepid estreita laços com Robótica Livre da Escola Marista e com Procergs

Fruto da visita do Diretor de Inclusão Digital do RS, Sr. Gerson Barrey, e do coordenador do projeto Cultura Digital Livre da Rede Marista de Educação, Sr. Eloir Rockenbach, ao Seminário Nacional de Inclusão Digital, representantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital participaram no sábado passado do lançamento do programa RS Mais Renda e do Mutirão Social, realizado em Porto Alegre.
O Mutirão Social teve por objetivo reunir iniciativas de destaque no cenário gaúcho em diversas áreas, dentre elas a inclusão digital. Na oportunidade, aproveitou-se para estreitar os laços com o Grupo de Robótica Livre Marista a fim de que o Grupo de Robótica Educacional Livre do Gepid possa dar seus primeiros passos na área.
Durante a visita ficou acertada uma oficina a ser realizada em Porto Alegre onde serão trabalhadas questões ligadas à utilização do Arduino na robótica educacional livre e para a qual estão convidados todos os interessados pelo tema. Ainda, a convite do diretor Administrativo e Financeiro da Procergs, Rosalino Mello e de seu assessor sr. César Telles, que esteve presente no Senid, na mesma oportunidade será feita uma visita técnica às dependências da Procergs.

Seminário Nacional de Inclusão Digital estreita parcerias

O 1º Seminário Nacional de Inclusão Digital encerrou no dia 18/04 com a palestra do professor Roberto Maragliano, pesquisador da Universidade de Roma Três.

Contabilizando um total de 404 participantes oriundos de 109 cidades do Brasil e de 102 Instituições de Ensino Superior, o Senid mostrou potencial para consolidar-se como evento referência na área de Inclusão Digital.

Foram 77 trabalhos apresentados em dois dias para um numeroso público de professores, pesquisadores e alunos que debateram as questões relacionadas Às tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital.

Outro elemento a ser destacado refere-se às atividades paralelas que buscaram oferecer à comunidade acadêmica e regional a oportunidade de ter acesso à tecnologias de vanguarda e que deverão fazer parte do futuro da Escola.

No espaço games, consoles de jogos foram destaque, em especial nas oficinas XBox na Educação, ministrada por Alice Nicolodi da Silva, 11 anos, e Play Station na Educação, ministrada por Marco Antônio Scorsato, 6 anos. Ainda, a mostra de computadores do programa governamental Um Computador por Aluno e nos grupos de Robótica Livre da Escola Marista e na Lego Education.

Na oportunidade, o Grupo de Robótica Educacional Livre do Gepid, estabeleceu importante parceria com o Centro Marista de Inclusão Digital. Tal contato se estreitará na participação do grupo de robótica livre do Gepid no evento Mutirão Social, onde se apresentarão as inciativas da UPF na área de Inclusão Digital. O Evento contará com a presença de 2 ministros e de secretrários de estado.

Por fim, o Senid 2013 já tem data marcada, de 8 a 10 de abril de 2013 e, além das instituições já envolvidas, contará com o apoio de outras instituções de ensino superior, como, por exemplo a Universidade Federal do estado de São Paulo – UNIFESP e do Instituto Federaç Farroupilha, campus Panambi e Santo Augusto.