Reitoria da UPF presta homenagem a projetos comunitários que se destacaram em 2011

Fonte: Imprensa UPF

A atuação comunitária da Universidade de Passo Fundo (UPF) em prol da comunidade da região Norte do Rio Grande do Sul foi reconhecida por três entidades durante o ano de 2011, o que rendeu prêmios a diferentes projetos mantidos pela instituição. Nesta semana, os envolvidos nos projetos foram homenageados pela Reitoria. O reitor José Carlos Carles de Souza presidiu a homenagem, juntamente com as vice-reitoras de Graduação, Neusa Rocha, e de Extensão e Assuntos Comunitários, Lorena Geib.

A primeira premiação que mereceu reconhecimento da Reitoria foi concedida à Jornadinha Nacional de Literatura, que recebeu o troféu Pena Libertária na 14ª edição do Prêmio Educação RS, promovido pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul. A premiação, entregue em 14 de outubro, destacou o trabalho realizado pela UPF e Prefeitura Municipal na formação de leitores. A Jornadinha venceu na categoria Projeto.

Ainda no mês de outubro, o projeto Mutirão pela Inclusão Digital foi reconhecido nacionalmente pela revista ARede, que premiou 16 iniciativas da sociedade civil, de governos e de empresas que usam as tecnologias da informação e comunicação (TICs) para promover a inclusão social. O projeto da UPF foi premiado na categoria Setor Privado – Capacitação.

Para fechar 2012 com nova boa notícia, o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe) entregou à UPF com o 6º Prêmio de Responsabilidade Social, na categoria Participação Comunitária. O projeto “Equoterapia: contexto de construção da autoimagem e da cidadania de pessoas com deficiência”, desenvolvido pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UPF (FEFF), possibilitou que a instituição fosse mais uma vez agraciada.

Destaque institucional
Ao cumprimentar os professores e colaboradores que integram os projetos premiados, o reitor José Carlos agradeceu o empenho e a dedicação dos envolvidos e destacou que o reconhecimento, por parte da comunidade, aos projetos desenvolvidos na UPF, eleva o nome da instituição. “São esses projetos que dão sustentação ao caráter comunitário de nossa universidade, pois chegam até as pessoas, oferecem serviços, demonstram a qualidade da UPF e oportunizam a participação dos estudantes”, reiterou.

Na avaliação da vice-reitora de Extensão, professora Lorena, as premiações devem servir como incentivo para as ações que serão desenvolvidas no próximo ano, além de orgulharem a instituição. “A UPF se sente privilegiada pelo corpo de profissionais extensionistas que possui. Além disso, é importante destacar que todos os projetos premiados possuem caráter interdisciplinar, são viabilizados com parcerias externas e possuem conotação social relevante”, enfatizou Lorena. A vice-reitora lembrou que os projetos premiados contribuíram para o Prêmio de Responsabilidade Social recebido pela Fundação UPF da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

A participação dos estudantes de graduação em projetos ligados à extensão foi reiterada pela vice-reitora Neusa Rocha, que lembrou o crescimento profissional que os alunos obtêm por meio da inserção comunitária. “É mais uma forma de qualificarmos nossos cursos de graduação”, observou, parabenizando os envolvidos.

Incentivo para continuidade das ações

Ao agradecer o reconhecimento institucional pela premiação obtida, o professor Péricles Saremba Vieira destacou a importância do projeto que coordena, de Equoterapia. Já a professora Tania Rösing, coordenadora das Jornadas Literárias, lembrou que a premiação à Jornadinha é fundamental, em função de esta ser uma forma de investimento às crianças enquanto futuros leitores. Representando a prefeitura de Passo Fundo, Maria Augusta D’Arienzo enfatizou que é objetivo da gestão municipal estar integrada às iniciativas propostas pela UPF que têm como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população.

O professor Adriano Canabarro Teixeira, coordenador do projeto Mutirão pela inclusão digital, salientou o empenho, a dedicação e a identificação dos estudantes com o projeto e agradeceu o apoio institucional à valorização dos projetos de extensão. A homenagem aos colaboradores dos projetos premiados foi realizada na Reitoria da UPF.

Edital Universal MCT/CNPq potencializará pesquisas na área de TV Digital na UPF

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid) teve aprovado o projeto Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Inclusão Digital, Processos Educativos e TV Digital (LITVd), no edital UNIVERSAL MCT/CNPq nº 14/2011. O objetivo principal do laboratório é realizar pesquisas científicas e tecnológicas acerca da problemática do acesso participativo e univesal do cidadão brasileiro ao conhecimento, focando para isto a temática da Tv Digital e o potencial desta ferramenta para ações de inclusão social/digital no espaço escolar. Neste contexto, tendo em vista a crescente necessidade de desenvolvimento de conteúdos interativos voltados para este novo meio de comunicação, pretende-se especificamente através deste projeto, criar um centro de estudos que realize a prospecção, teste, análise e desenvolvimento de ferramentas e metodologias endereçadas à apropriação da TV Digital pelos sujeitos durante o processo de ensino-aprendizagem.

O Edital fornecerá recursos para a montagem de LITVd, que estará subdividido em dois sub-laboratórios: O Laboratório de Desenvolvimento de Aplicações Interativas (LDAI) e o Laboratório de Transmissão Televisiva Digital (LTTD). A criação do LITVd potencializará as ações e estudos do Gepid de forma significativa, ampliando e qualificando seu espectro de investigação, bem como de absorção de alunos e professores pesquisadores da UPF interessados nessa área. Constituirá, assim, uma estrutura completa para desenvolvimento e testes de aplicações interativas por meio da transmissão destes conteúdos via radiodifusão em ambiente restrito, estrutura singular no âmbito acadêmico de pesquisas no Norte do Estado do Rio Grande do Sul (RS).

A primeira ação do Gepid na implementação do projeto é a formação de uma equipe interdisciplinar envolvendo alunos e professores da área de TI, pedagogia e Comunicação Social. Uma vez que tem direcionamento educacional, o grupo de pesquisadores do LITVd também deverá contar com alunos de stricto sensu e representantes da comunidade.

Interessados devem enviar e-mail para Adriano Canabarro Teixeira pelo e-mail teixeira@upf.br

Gepid, Mutirão e Kelix realizam o encerramento do ano de 2011!

No dia 01/12, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital [Gepid] e os projetos de extensão Mutirão pela Inclusão Digital e Kit Escola Livre [kelix], realizaram o almoço de encerramento das atividades de 2011.

Neste ano, além da consolidação do caráter integrador e multidisciplinar dos grupos, consolidou-se um consistente vínculo entre ensino, pesquisa e extensão. Dentre as atividades e acontecimentos que fortaleceram este vínculo e a ação destes grupos é possível destacar:

– Seletivas do campeonato de games para crianças nas escolas municipais [Veja as fotos das seletivas e dos campeões];
– Participação com grupo de alunos no Fórum Internacional de Software Livre;
– Participação em eventos científicos divulgando a produção científica construída;
– Realização do 6º Seminário de Inclusão Digital;
– Organização do 1º Seminário Nacional de Inclusão Digital [Senid] a ser realizado em 2012;
– Estabelecimento e/ou fortalecimento de parcerias com os Institutos Federais de Educação de Passo Fundo e Sertão, com a Universidade Federal da Bahia, com a – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com a Universidade de Roma Tre – Itália;
– Fortalecimento do vínculo com alunos de graduação e pós-graduação da FAC e FAED;
– Obtenção de apoio governamental em projetos vinculados à inclusão Digital;
– Entrega de certificados às turmas participantes das oficinas de informática e cidadania;
– Obtenção do prêmio a Rede de Inclusão Digital.

Em fase de planejamento das metas e das linhas de ação para 2012, é possível apontar para algumas ações específicas:

– Criação de grupo de estudo de robótica livre educacional;
– Reedição do campeonato de games para crianças nas escolas municipais de Passo Fundo;
– Realização do 1º Seminário Nacional de Inclusão Digital e Organização do 2º Senid;
– Intensificação do processos de aprofundamento teórico do grupo.

Almoço de encerramento

Encerramento de uma turma formada no projeto Espaço Kelix de Inclusão Digital no Largo da Literatura

Formatura Mutirão pela Inclusão Digital