Gepid participa do 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital participa do 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola, com o tema “Informática na Educação para a Democratização do Conhecimento”, no período de 21 a 25 de novembro de 2011, no Centro de Convenções do Hotel Parque dos Coqueiros, Praia de Atalaia – Aracaju – Sergipe.

O Congresso integrado SBIE-WIE tem como OBJETIVO GERAL “apresentar e discutir as pesquisas mais recentes em Informática na Educação e relatar as experiências com o uso das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem”No evento o grupo apresentou os seguintes trabalhos:

22/11
09:40 – 10:00
A interação social descrita por Vigotski e a sua possível ligação com a aprendizagem colaborativa através das tecnologias de rede – Salão Cajueiros
10:20 – 10:40
Proposta de metodologia para oficinas de informática e cidadania do Mutirão pela Inclusão digital – Salão Cajueiros

23/11
10:00 – 10:20
Projeto Guri: software de autoria colaborativa de materiais educacionais hipermídia para a TV Digital – Sala OASIS
15:20 – 15:40
As Tecnologias de Rede como Espaço de Aprendizagens Significativas em Geografia – Salão Cajueiros

25/11
10:20 – 10:40
Uma proposta de avaliação qualitativa em ambientes virtuais de aprendizagem – Salão Lírios

Na oportunidade foi feita ampla divulgação do Seminário Nacional de Inclusão Digital a ser realizado em abril de 2012.

Games aumentam a criatividade

Por Paula Rothman, de INFO Online • Quinta-feira, 03 de novembro de 2011 – 16h36
Srta.PalabrerÃo/ Flickr

São Paulo- Em um teste realizado com quase 500 jovens americanos, psicóloga diz ter encontrado as primeiras evidências concretas que relacionam tecnologias a criatividade. Linda Jackson, da Michigan State University, descobriu que meninos e meninas que jogam videogame tendem a ser mais criativos, independentemente do tipo de jogo escolhido (violento ou não).

O estudo foi realizado com 491 jovens de 12 anos. Eles foram avaliados com um teste já consolidado, chamado Teste de Criatividade Torrance. Nele, os meninos e meninas deveriam fazer um desenho a partir de uma curva, dar um nome ao desenho e escrever uma história sobre ele. Quanto mais games os jovens jogavam, mais criativos eram os resultados, segundo a psicóloga. Já o uso de telefones celulares, da internet ou de computadores (não atividades que não jogar) não mostrou relação alguma com a criatividade.

Os resultados, publicados na Computers in Human Behavior, poderiam ajudar os desenvolvedores a otimizar o aprendizado dos jovens, ajudando, por exemplo, a criar games mais educativos.

Este tema será tratado no Senid 2012. Participe!

Senid 2012

[Leia]

Gepid inicia atividades do projeto UCA

Nesta quinta-feira, a equipe do projeto Um Computador por Aluno: propondo e avaliando metodologias e modelos pedagógicos, iniciou as atividades junto à Escola Estadual de Ensino Fundamental Manuel Arruda Câmara – Carazinho / RS. O projeto terá duração de 24 meses e tem por objetivo propor, executar e avaliar uma metodologia pedagógica alternativa de apropriação do laptop educacional em contexto escolar que considere o potencial da tecnologia e a dinâmica instituída pelo PROUCA.

A primeira reunião da equipe de trabalho com a direção da escola aconteceu no dia 03/11/2011.

O projeto é apoiado pelo Edital CNPq/CAPES/SEED-MEC Nº 76/2010

Em pé: Letícia Bernardi Bandeira (Matemática UPF), Betine Dihel (Matemática UPF), Adriano Canabarro Teixeira (Ciência da Computação UPF), Rafael Granville de Oliveira (Sistemas de Informação ULBRA), Gelsi de Oliveira (Direção da Escola), Thaíse Uczay de Jesus (Matemática UPF), Marco Antônio Sandini Trentin (Ciência da Computação UPF), Bruna Froner Araujo (Matemática UPF) e Gabriela Andrade dos Santos (Sistemas de informção ULBRA)

Abaixadas: Jeanine Piovesan (Matemática UPF), Andrea da Rosa (NTE Carazinho) e Ana Rúbia (Direção da Escola)

Gepid participa de momento de formação do NTE-Ijuí

Com o objetivo de promover momentos de estudos, diálogos, trocas e apropriação das Tics como potencialidades de planejamento de práticas pedagógicas inovadoras para uma escola de qualidade social, o Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí – NTE/36ªCRE/CATE/SE/RS, está promovendo o VIII Seminário de Tecnologia Educacional: O Lugar das TICs na Formação e na Mediação da Docência.

No dia 18/08/2011, o professor Adriano Teixeira, pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, foi convidado a fazer a abertura do evento na cidade de Ijuí, tratando do tema centra do Seminário: As Tecnologias na Formação e na Mediação da Docência [slides utilizados]. Durante sua fala, teve oportunidade de divulgar as atividades desenvolvidas no interior do grupo de pesquisa e estabelecer possibilidades de parceria prática entre o grupo e as escolas que compõe a 36ª Coordenadoria Regional de Educação.

No dia 10/11/2011 deverá fazer o encerramento deste processo de capacitação e formação dos professores da região.

Na oportunidade será reforçado o convite para que as experiências em desenvolvimento nas escolas da região possam ser apresentadas no 1º Seminário Nacional de Inclusão Digita, organizado pelo Gepid em parceira com os projetos Mutirão pela Inclusão Digital e Kit Escola Livre, no período de 16 a 18 de abril de 2012. As informações sobre o evento podem ser obtidas em http://senid.upf.br.

Gepid participa de momento de formação do NTE-Ijuí

Com o objetivo de promover momentos de estudos, diálogos, trocas e apropriação das Tics como potencialidades de planejamento de práticas pedagógicas inovadoras para uma escola de qualidade social, o Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí – NTE/36ªCRE/CATE/SE/RS, está promovendo o VIII Seminário de Tecnologia Educacional: O Lugar das TICs na Formação e na Mediação da Docência.

No dia 18/08/2011, o professor Adriano Teixeira, pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, foi convidado a fazer a abertura do evento na cidade de Ijuí, tratando do tema centra do Seminário: As Tecnologias na Formação e na Mediação da Docência [slides utilizados]. Durante sua fala, teve oportunidade de divulgar as atividades desenvolvidas no interior do grupo de pesquisa e estabelecer possibilidades de parceria prática entre o grupo e as escolas que compõe a 36ª Coordenadoria Regional de Educação.

No dia 10/11/2011 deverá fazer o encerramento deste processo de capacitação e formação dos professores da região.

Na oportunidade será reforçado o  convite para que as experiências em desenvolvimento nas escolas da região possam ser apresentadas no 1º Seminário Nacional de Inclusão Digita, organizado pelo Gepid em parceira com os projetos Mutirão pela Inclusão Digital e Kit Escola Livre, no período de 16 a 18 de abril de 2012. As informações sobre o evento podem ser obtidas em http://senid.upf.br.