Primeira seletiva do Campeonato de Frozen Bubble reúne quase 120 estudantes

Campeonato é promovido pela organização do 1º Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid 2012) que acontece de 16 a 18 de abril de 2012 na UPF.

Um jogo simples, mas que envolve raciocínio lógico e estratégia, o Frozen Bubble tem sido a atração nas atividades de informática de várias escolas da rede municipal de Passo Fundo e região. Estudantes de 8 a 12 anos treinam para garantir uma vaga na final do primeiro Campeonato de Frozen Bubble – atividade que integra o 1º Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid 2012) que acontecerá de 16 a 18 de abril de 2012 na Universidade de Passo Fundo (UPF). Apenas na primeira etapa seletiva que aconteceu no último sábado (08/10) quase 120 crianças de cinco escolas participaram da competição. Até a realização da final do campeonato no dia 17 de abril de 2012 estão previstas mais nove etapas de seletivas. Inscrições ainda são aceitas.

Leia reportagem na íntegra…

Notícia no Click RBS

Diário da Manhã

Diário da Manhã

Gepid faz contato com instituições europeias

Professores da Universidade de Passo Fundo participaram do International Council for Educational Media (ICEM) e o Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE), realizada em Aveiro, Portugal no período de 28 a 30 de setembro de 2011. A Conferência Conjunta ICEM&SIIE’2011 agregou a 61.ª Conferência Internacional do ICEM e o XIII Simpósio Internacional de Informática Educativa.

O ICEM-CIME, Conselho Internacional de Educação para os Media, é uma organização não governamental sem fins lucrativos que se dedica ao campo da educação desde 1950 e organiza uma conferência internacional desde então. A organização está sediada em um ou mais países membros. O Conselho mantém relações operacionais com a UNESCO de que é uma OGN afiliada.

O SIIE, Simpósio Internacional de Informática na Educação, é um encontro profissional ,organizado alternadamente em Espanha e Portugal, e ultimamente também na América Latina; associou-se à Rede Ibero-Americana de Informática na Educação (RIBIE) e ao Taller Ibero-Americano de Software Educativo (TISE) e constitui-se um evento de referência no contexto Ibero-Americano. O simpósio é uma referência, sobretudo no contexto Ibero-Americano. Este agrega investigadores e profissionais na área dos média educativos, onde se partilham experiências e investigação.

Na oportunidade os professores Drs. Adriano Canabarro Teixeira e Marco Antônio Sandini Trentin, apresentaram 6 trabalhos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital e do projeto Mutirão pela Inclusão Digital. Os trabalhos, envolvendo co-autoria com alunos de mestrado e graduação, foram: O Projeto Mutirão pela inclusão digital na visão de seus beneficiários; Aspectos Sociais da Experiência do Mutirão pela Inclusão Digital: Resgatando 5 anos de atividade; O papel da web na mudança de paradigma de propriedade intelectual: a internet e a indústria fonográfica; Tecnologia em rede como potencializadora de uma condição de leitor-autor em oficinas de Inclusão Digital; Uma experiência metodológica para a utilização da informática educativa nas aulas de geografia; e Políticas públicas e informática educativa: adequações e limites.

Na oportunidade, realizaram visita técnica à Universidade de Roma Tre a fim de estreitar laços de intercâmbio de professores e alunos com o Laboratório de Tecnologia Audiovisiva, cujo objetivo é pesquisar o uso educativo das tecnologias do saber e do comunicar. Em reunião com pesquisadores da Uniroma Tre, foi agendada uma visita ao Curso de Ciência da Computação e ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital em abril de 2012, momento em que o prof. Dr. Roberto Maragliano, estará realizando a palestra de encerramento do Seminário Nacional de Inclusão Digital [http://senid.upf.br].

Roma Tre

Adriano Canabarro Teixeira, Roberto Maragliano, Mário Pereddu, Felippo Sapupo e Marco Trentin

Durante o SIIE, também se realizaram contatos com os professores Fernando Albuquerque Costa da Universidade de Lisboa (Foto 2) e Paulo Dias da Universidade do Minho, Portugal (Foto 3).

Foto 2

Foto 2

Foto 3

Foto 3

As tratativas com os professores de Portugal também foram no sentido de estreitar relações entre o curso de Ciência da Computação e as instituições portuguesas.