Professor recebe prêmio destaque acadêmico do Brasil

O professor Adriano Teixeira dos cursos de Ciência da Computação e Mestrado em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF) será premiado na cerimônia TOYP Brasil 2010, no dia 9 de outubro, no Villa Noah Embratel, em São Paulo. O programa TOYP – Ten Outstanding Young People da Junior Chamber International (JCI) Brasil reconhece anualmente dez pessoas com idades entre 18 e 39 anos que exemplifiquem os melhores atributos de jovens brasileiros.

Os homenageados são escolhidos por um corpo de jurados formado por personalidades da sociedade brasileira. Teixeira foi selecionado dentre os indicados de todo o Brasil na categoria Liderança e/ou êxitos acadêmicos. As outras categorias são: Sucesso comercial, econômico e/ou empresarial; Assuntos políticos, legais e/ou governamentais; Êxitos culturais; Liderança moral e/ou ambiental; Contribuição à infância, à paz mundial e/ou aos direitos humanos; Liderança humanitária e/ou voluntária; Desenvolvimento científico e/ou tecnológico; Superação e/ou êxitos pessoais; Inovação médica.

Com esta premiação, Teixeira está classificado para concorrer ao TOYP Mundial 2011 com a cerimônia de premiação a ser realizado em Bruxelas, na Bélgica, durante o Congresso Mundial da JCI. Para ele, o prêmio também é da Universidade de Passo Fundo, instituição que há 20 anos faz parte de todas as conquistas realizadas em sua carreira acadêmica.

A JCI é uma instituição de líderes entre 18 e 40 anos e atualmente está presente em mais de 120 países do mundo, dentre eles o Brasil, presente em mais de 60 cidades e capitais. A JCI tem como seus objetivos desenvolver cidadãos ativos e líderes, contribuindo e desenvolvendo projetos sociais, que proporcionem resultados positivos na sociedade onde a JCI está presente e, consequentemente, melhorando a vida das pessoas, dos membros e alicerçando novas bases de redes sociais através de suas ações. Baseado nestas premissas, a JCI quer contribuir na preparação de líderes melhores que poderão criar sociedades melhores.

Assessoria de Imprensa UPF

Palestra “Computação afetiva na personalização de ambientes virtuais de aprendizagem”

Realizou-se na noite do dia 09 de setembro a palestra “Computação afetiva na personalização de ambientes virtuais de aprendizagem”. Na oportunidade mais de 60 pessoas, entre professores e alunos do curso de Ciência da Computação,  Pedagogia, TSNet e do mestrado em educação, e discutiram esta área estratégica da computação, em especial para a educação a distância e informática educativa. Foram apresentadas as principais tendências mundiais em termos de técnicas de recomendação usando aspectos psicológicos do usuário/aluno para personalização de ambientes de ensino via Moodle.

A palestra foi ministrada pela professora Dra. Maria Augusta Neto Nunes, pesquisadora da Universidade Federal de Sergipe, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Portugal e da University of Texas dos Estados Unidos. Maria Augusta destacou que “A computação afetiva estuda principalmente a emoção porém outros aspectos psicológicos também são estudados, tal como emoção, personalidade, habilidades sociais influenciam a tomada de decisão humana”. Ainda, a pesquisadora apontou para a possibilidade de se estabelecer parcerias entre o grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital e o Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe.

A palestra foi organizada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital [http://gepid.upf.br] e direciona-se especificamente à linha de pesquisa em Tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital, cujo objetivo é estudar e pesquisar tecnologias, metodologias e ações de inclusão digital que tenham por base as questões estudadas e analisadas na linha de pesquisa Estudos da Cibercultura e à linha Processos Educativos e Linguagem do Mestrado em Educação da UPF.

Download dos slides da palestra

Confira as fotos da palestra: